quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

DE APRENDIZAGEM PARA A UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS

TAREFA DE SEMINÁRIO 4


APRENDENDO ARTE COM RECURSOS COMPUTACIONAIS!

PLANETA ROODA

É um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que tem como objetivo desenvolver o trabalho coletivo na Internet com alunos e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. É ambientado no espaço sideral e disponibiliza recursos que potencializam a aprendizagem, processos comunicacionais e o gerenciamento de turmas.
É um ambiente de software livre, centrado no usuário, ou seja, este pode ter acesso a mais de uma turma/grupo com o mesmo login. O vínculo com essas turmas/grupos pode variar entre professor, monitor e aluno, sendo que essa escolha influencia nos recursos disponíveis.

Os Objetos de Aprendizagem

Considera-se a criança um ser que carrega os efeitos da cultura, e que interfere nela. Assim, a escola não pode negligenciar os conhecimentos tecnológicos de seus alunos.Os professores devem se utilizar dos mais diversos recursos educacionais para construir um espaço de cooperação entre professor e aluno, e entre o aluno e seus colegas.

Os Objetos de aprendizagem (OA) são recursos digitais modulares, usados para a apoiar a aprendizagem presencial e à distância. É qualquer recurso digital que possa ser reutilizado e auxiliar na aprendizagem. Logo, pode conter simples elementos como um texto, vídeo, ser um hipertexto, um curso, aplicativo ou até mesmo uma animação com áudio e recursos mais complexos.

Podem ser do tipo aberto, contendo ferramentas para a criação de algo por parte dos estudantes ou objetos do tipo instrucionais, mais fechados, sem interação, do tipo tutoriais, ou ainda, objetos de exploração, onde o aluno pode explorar, descobrir alguma idéia, experienciar algum conhecimento, e objetos que ajudem na resolução de problemas.

http://homer.nuted.edu.ufrgs.br/ei/index.htm

Por exemplo:


OBJETO DE APRENDIZAGEM: Tartarugas Ninjas - da animação à História da Arte Italiana









Nenhum comentário:

Postar um comentário