quarta-feira, 21 de outubro de 2009

filme- Sorriso de Monalisa.


O SORRISO DE MONA LISA.



O filme conta a história de uma professora de Arte recém- chegada, a um colégio conservador no ano de 1953 e 1954. Ela não consegue deter a atenção das alunas em suas aulas, decide abordar novos temas, levar as alunas conhecer obras de Arte, e assim desperta a curiosidade de algumas alunas, tornando as mesmas reflexivas, mas outras alunas,professores e direção ficam contrariadas,pois ela contraria os padrões da escola que é tradicional.
O filme mostra as dificuldades encontradas, quando não se seguem as regras já estabelecidas, que realmente não é fácil modificar, impor( pois cada um tem sua vida e maneira de pensar e agir).Temos que levar em conta que o nosso aluno aprende também fora da sala de aula, é sua bagagem, realidade que é levada para vida inteira.O professor de hoje tem que aprender a prender (ser dinâmico, criativo, investigador, inovador,curioso), para que seja despertada a vontade de adquirir o conhecimento, pois tem que vir do aluno.
Na década de 50 era comum mulheres abandonarem a vida,carreira profissional para cuidar do lar, filhos, marido.Hoje a emancipação feminina é aceita pela sociedade como uma conquista da humanidade.
Este filme nos leva apensar, refletir e quem mudar nossas práticas pedagógicas, criar novas formas, maneiras de dar aula, para que haja mais interesse dos alunos e assim possamos fazer com que todos reflitam mais e sejam críticos e inovadores.Na época do filme os homens mandavam e as mulheres obedeciam, nada era decidido junto.
As alunas eram arrogantes e mostravam que já tinham conhecimentos em História da Arte. E outros assuntos, como (sexualidade, política, economia), não era discutido. Gostei do filme, a professora é inovadora, porém ela acaba saindo da escola, ficando com a certeza que para algumas alunas ela fez a diferença.

Reflexão Sobre o Filme.

O filme mostra como são as dificuldades encontradas por todos aqueles que resolvem se opor as regras estabelecidas.Que realmente não é facil modificar, impor seus ideais, pois é a vida de cada um, forma de agir e ser , seus principios. Na decada de 50 era comum ( mulheres abandonarem a vida, a carreira, para viver somente do lado da família).As escolas eram conservadoras , as alunas também e a professora confrontou com o que era imposto.Hoje em dia a emancipação feminina é aceita pela sociedade como conquista da humanidade.
O filme retrata através do consumismo de eletrodomésticos ( desperta para a tecnologia e o progresso industrial). século XX.
O quadro ( Sorriso de Monalisa)- Refleti o futuro das mulheres que viveram a transição da educação tradicional para educação atual. Pois hoje muitas mulheres ainda se perguntam para que estudar? Cuidar do marido, casa e filhos?Não seria melhor seguir outro caminho? Serei Profissional? Ou devo conciliar lar e trabalho?
O filme mostra fatos histórico como:
-A segunda Guerra Mundial e o papel da mulher na sociedade.

O professor hoje em dia tem a tarefa de aprender a aprender, ser criativo, inovador,imaginativo, investigador, curioso, dinâmico...

Nenhum comentário:

Postar um comentário