domingo, 17 de julho de 2011

Observações no ensino de artes visuais em ensino fundamental

1. Identificação do nível de ensino e características gerais da turma:      
               A minha observação foi com uma turma de 5ª série (6º ano) com 28 alunos na CMEB (Centro Municipal de Educação Básica), em Esteio. A escola atende atualmente mais de 2000 alunos divididos em turnos manhã, tarde e noite, tendo do jardim ao 9º ano durante o dia e a noite EJA contemplando Totalidades ( que é a alfabetização de jovens e adultos  até completar o ensino fundamental). É uma escola com alunos de baixa renda e bastante agitada com muitos problemas de indisciplina a grande maioria dos alunos.

2. Aspectos relativos à formação e atuação do/a professor/a (sem citar nome):    

   A professora tem especialização em Educação Artística  tem pós graduação em artes  e atua nesta mesma escola há 16 anos as aulas são bastante diversificadas, pois ela tem bastante experiência com o conteúdo e também conhece muito bem quase todos os aluno e a sua família, percebi que ela tem bastante vinculo com eles, porém alguns demonstram muita indisciplina, e a professora lida com bastante calma, dedicação individual e respeito a cada um.

3. Caracterização do espaço de trabalho e recursos disponíveis:  

 Cada turma das séries finais tem dois períodos de artes semanalmente e a carga horária de artes é composta de duas horas semanais, as aulas podem ser ( sala de aula, biblioteca, laboratório de informática,pátio...) e normalmente no final do trimestre é exposto os trabalhos dos alunos no dia da entrega dos boletins(avaliações, pareceres).

4. Observação da situação de ensino-aprendizagem:

        A escola está trabalhando  neste momento sobre comemorações juninas, pois a culminância será dia 02 de julho com a festa  que acontecerá no pátio da escola, em aulas anteriores a professora foi com os alunos no laboratório de informática onde fizeram uma pesquisa sobre o tema, no dia que observei eles fizeram trabalhos para ornamentar a sala de aula, foi bastante diversificados  confeccionaram  bandeirinhas , fizeram desenhos, colagens, pesquisa e ainda teria continuidade na próxima aula.
Relatórios de observação
por LUCIA MARIA PUGGINA MORAES
Vera Teresinha,
Neste relato aconteceu o inverso, a professora com formação na área de arte, que pegou um momento festivo, um calendário. Poderá até aproveitar estas datas celebrativas, por exemplo, trabalhando com artistas como Volpi,entre outros, não sabemos o desfecho, mas uma das "magias" de nosso trabalho é encontrar um artista, um contexto, uma conexão para o que fazemos em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário