domingo, 17 de julho de 2011

PCNs - Ensino da Arte

Parâmetros Curriculares

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental (PCN) foram elaborados para  ampliar e aprofundar um debate educacional que  dê origem a uma transformação positiva no sistema educacional brasileiro,pois propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética por estar vinculada o teatro,a dança e a música esta área também favorece ao aluno relacionar-se criadoramente com as outras disciplinas do currículo na área da arte é audaciosa e complicada de ser viabilizada na realidade escolar. Para dar certo seria necessário poder contar com recursos humanos com qualificação e recursos materiais que atendam as necessidades da prática pedagógica em cada linguagem artística. A arte(publicidade, cinema, Televisão, Histórias em Quadrinhos, fotografia, artes gráficas, produções com novas tecnologias, Música, Teatro e Dança) é audaciosa e complicada de ser viabilizada na realidade escolar. Para dar certo seria necessário poder contar com recursos humanos com qualificação e recursos materiais que atendam as necessidades da prática pedagógica em cada linguagem artística. O PCN de Arte nos auxilia enquanto arte educadores no planejamento de nossas práticas docentes e por meio deste passa a ter seu espaço valorizado em igualdade de importância ao das demais áres do conhecimento. O documento propõe quatro modalidades artísticas as quais deverão ser trabalhadas pelos alunos que são: Artes Visuais, Música, Teatro e Dança. A arte estimula o aluno a perceber, compreender e relacionar significados e valores em diferentes tipos de relações entre indivíduos na sociedade. A arte tem a sua importância na escola porque é importante fora dela.
Re: PCN Arte EF Séries finais
por LUCIA MARIA PUGGINA MORAES
Vera Teresinha,
"Nas aulas, o professor tem de levar em conta que o domínio da tecnologia e da
generalização das redes midiáticas fez com que nossos conceitos de tempo, espaço, corpo e, portanto, dança, se transformassem, independentemente de se possuírem ou não computadores, fornos de microondas, telefones celulares etc. No mundo de hoje, os valores, atitudes e maneiras de viver e conviver em sociedade estão em constante transformação por causa da presença das novas tecnologias." Pág 41 dos PCNs
Existe um "delay" (atraso temporal) entre a teoria e a prática, entre os parãmetros e as condições e recursos da escola. Mas hoje este "atraso" passa tão rápido, sendo comum que, de um momento para o outro, termos a escola equipada com computadores de última geração, mas não termos as condições adequadas, como salas, segurança, rede elétrica suficiente para acolhê-los.



PCNs - Propostas Metodológicas para o Ensino da Arte


Nenhum comentário:

Postar um comentário